Óculos de sol e maquiagem são excelentes aliados no combate as olheiras, porém só resolvem momentaneamente, adiando a solução do problema, pois as mesmas só pioram com o cansaço, período pré-menstrual e avanço da idade.
Homens e mulheres que se cuidem, pois as olheiras acometem todos independente da idade, dando à expressão facial sinais de envelhecimento, cansaço e desânimo. Podem ainda, ser desencadeadas por rinite alérgica, envelhecimento cutâneo, genética e flacidez de pálpebras. As pessoas morenas têm maior tendência em apresentar olheiras, assim como as mulheres. Por isso, é importante manter uma boa hidratação da face e das pálpebras.
Segundo o Dr. Nelson Letízio, dirigente da Cirurgia Plástica Clínica "Nelson Letízio", Membro titular da SBCP - Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o tratamento de vasos na face, como as olheiras, pode ser feito com o laser Nd Yag. O procedimento é indicado para tratar vasos superficiais mais avermelhados e finos em qualquer região da face, bem como vasos azulados de pequeno calibre localizados na pálpebra inferior.
A energia emitida pelo aparelho Nd Yag é absorvida pela hemoglobina resultando na coagulação do sangue e rompimento da parede do vaso, a partir daí, o vaso é reabsorvido pelo organismo e desaparece. De acordo com o Dr. Nelson Letízio, são feitas em média de três a seis sessões, com intervalos de um mês entre cada uma.
O paciente usa protetor de olhos em forma de meia concha e pode optar também por uma pomada anestésica. A região pode ficar avermelhada e inchada, mas em dois dias já desaparecem. "A sensibilidade ao procedimento varia de acordo com cada paciente . Não há necessidade de cuidados específicos com cosméticos ou outras técnicas, a principal recomendação é para que o paciente não se exponha ao sol antes e após o tratamento", explica o Dr. Letízio.
No caso de hiperpigmentação é aplicada a luz pulsada, mais suave do que o laser usado para os vasinhos. Vale lembrar que o surgimento das olheiras vasculares ocorre devido a um aumento de vasos sanguíneos na região próxima aos olhos, mais especificamente de veias, que geram uma cor azulada ou arroxeada nessa região.
Chá de camomila, rodelas de pepino e batata... as receitas caseiras podem amenizar as olheiras de padrão vascular por algumas horas, surtindo bons resultados, como é o caso do chá de camomila gelado, pois funciona como antiinflamatório para a pele. A camomila é calmante e tem ação vascular.
Outras formas de reduzir as olheiras em casa são com as compressas geladas, podendo ser feitas com soro fisiológico ou chá de camomila. O uso de cosméticos e o cuidado com a pele, como a higienização pós-maquiagem também são formas de prevenir olheiras.
Para apagar as olheiras e aliviar a expressão facial vale recorrer a tudo: das compressas de chá de camomila, dos famosos cremes às técnicas de laser, como é o caso do aparelho Nd Yag.
Fonte: Revista personalité
0 comentários:
Postar um comentário